quinta-feira, 12 de julho de 2012

História da Vida - Essa história ainda não acabou



Recentemente lançado pela editora L&PM em versão pocket o livro “História da Vida” do renomado paleontólogo de vertebrados Michael J. Benton. Publicado originalmente como “The History of Life” em 2008, o livro fora selecionado pela editora para compor a nova série de “Encyclopaedia” lançada este ano.

           Isto não é uma crítica ao livro, mas sim as primeiras impressões da leitura inicial dele. Vale a pena que todos conheçam e desfrutem desta leitura!

       O livro é de longe um ícone recente da divulgação científica no que diz respeito a temas como metodologia científica, origem da vida e evolução biológica. Possuí explicações interessantíssimas sobre temas decisivos quando falamos de paleontologia e origem da vida. Sua história e limitações de método bem como recentes pesquisas envolvendo estes temas.
                       
            É um ótimo texto para leigos interessados nos pequenos detalhes dos caminhos evolutivos que nos são revelados pela ciência moderna e pela descoberta de novos registros fósseis. Para aqueles mais experientes nas questões biológicas vale a pena conferir já que organiza as hipóteses modernas além de contar a história natural do planeta de uma forma dinâmica e bastante atual.

            É um ótimo achado em qualquer estante e uma belíssima aquisição, sem falar no preço bastante acessível (em torno de 15 reais).

            “Os seres humanos não são o ápice da evolução. Mas são especiais: nenhuma outra espécie na Terra, que seja de nosso conhecimento, escreve livros, ou mesmo reflete sobre a história de sua própria espécie.”
           
            Michael J. Benton é Professor de Paleontologia dos Vertebrados na Universidade de Bristol. Sua pesquisa particular é voltada aos primeiros répteis, dinossauros do Triássico e macroevolução. 
           
            (este último trecho retirado da divulgação de mais um livro essencial do autor: Paleontologia de Vertebrados (2008 Editora Atheneu). http://www.sbpbrasil.org/portal/INGindex.php?apid=241&topo=77&tipo=4&lg=0&wd=New%20Books&PHPSESSID=ef0879e85ce9a1679e1d5a8bfa16b09a).

Link para os lançamentos da coletânea: http://www.lpm-blog.com.br/?tag=serie-encyclopaedia

Um comentário:

  1. Boa, Voltz!
    O livreto deve ser muy bueno mesmo, tanto pelo tema como pelo autor.
    Quando acabares de ler conta uns causos dele pra gente.
    Baita abraço

    ResponderExcluir