segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ensinando o outro lado


Dia desses, zanzando pelas páginas de algumas universidades, me deparei com essa da figura. O King's University College é uma IES canadense vinculada a uma certa igreja cristã, a Christian Reformed Church, de orientação calvinista.
Instituições de Ensino Superior vinculadas à órgãos religiosos são bem comuns em todo o mundo. Isso não é problema nenhum, quando o conteúdo programático está de acordo com o saber científico vigente, estabelecendo-se, assim, um compromisso com uma verdade submetida a um escrutínio cauteloso e sujeita a eventuais mudanças. No entanto, o King's University College surpreendeu-me com sua página inicial sobre o Departamento de Biologia e também com os tópicos abordados.



Primeiramente, fica claro que o ensino da instituição está enquadrado em uma perspectiva cristã, cujo posicionamento põe, muitas vezes, em dúvida o fato (e não só a teoria vigente) de evolução biológica. Por ter obtido conceito máximo na avaliação das IESs canadenses, suponho (ou espero) que o contúdo referente à biologia evolutva seja trabalhado com seriedade. No entanto, o ensino da controvérsia fere a seriedade da teoria científica, colocando numa mesma categoria coisas diferentes. Como diz o irônico Bill Maher, não é preciso ensinar as duas versões da história quando uma delas é bobagem. O grande problema é igualar ideias criacionistas a teorias científica, deixando aos leigos uma simples escolha entre alternativas de igual poder explicativo. Não são de igual poder explicativo.

"Contra fato não há argumento", diz o ditado. Frase forte. A evolução como um fato é algo aceito por todos os cientistas sérios. Quando há questionamentos, eles operam em relação aos modos como a evolução se deu. Como já iniciado pelo colega Ismael Brack aqui no blogue, conhecimentos recentes em evolução necessitam de explicações pouco tradicionais, quebrando a visão de evolução focada no gene. Mas isso não fragiliza, de forma alguma, o fato de que a evolução biológica ocorre. É apenas um aprimoramento, um acréscimo à teoria atual. Um texto muito bom de Stephen Jay Gould está disponível em português aqui.

 

Interesse observar os conteúdos abordados nos cursos de biologia dessa instituição. Observem um em específico: "História e teologia da biologia". Não consigo esconder a vontade de assistir a uma desssas aulas!
Logicamente, peguei o King's University College apenas como exemplo.

É estranho ver o ensino supostamente laico, ainda mais em um país de grande reputação em pesquisas científicas, administrar os conteúdos dessa forma.

Ensinar a controvérsia? Como curiosidade histórica e epistemológica, talvez. Lado-a-lado, nem pensar, paysano.

Um comentário:

  1. Não nego que gostaria de assistir essa aula também.
    Fica óbvio que as matérias ensinadas são determinadas pela seita que está ligada a universidade.
    É uma univerisade pública?

    Abraços.

    ResponderExcluir