domingo, 10 de dezembro de 2017

O Fim do Sonho Americano - Documentário com Noam Chomsky, 2015



Do canal do youtube ao qual o vídeo está vinculado:
----------
Em uma série de entrevistas abrangendo quatro anos, o crítico social Noam Chomsky discute como a concentração de riqueza e poder entre uma pequena elite polarizou a sociedade americana e provocou o declínio da classe média. Chomsky dá uma verdadeira aula sobre a economia, a política e a sociedade do nosso tempo, baseado em 10 princípios da concentração de riqueza e poder.

— OS DEZ PRINCÍPIOS DA CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZA E PODER —

1. Reduzir a Democracia
2. Moldar a ideologia
3. Redesenhar a economia
4. Deslocar o fardo de sustentar a sociedade para os pobres e classe média
5. Atacar a solidariedade
6. Controlar os reguladores
7. Controlar as eleições
8. Manter a ralé na linha
9. Fabricar consensos e criar consumidores
10. Marginalizar a população
----------

Bueno, acabei de ver pela segunda vez "O Fim do Sonho Americano" (2015), documentário de entrevista com Noam Chomsky, o intelectual mais influente de nossa época, como é dito logo no início do vídeo. É incrível como Chomsky dá sentido à história e reconstrói argumentos (seus e de outros) de maneira tão sintética e clara. Sua fala completamente serena contribui para isso (e para minha admiração). O documentário é realmente muito bom, e vale a pena vê-lo de cabo à rabo mais de uma vez.

O vídeo é como que dividido por seções, cada uma sendo um dos 10 princípios de concentração de riqueza e poder, que Chomsky discute. Sem dúvida, todos esses princípios são alarmantes e todos precisam ser desmantelados. Ainda assim, se me pedissem para escolher um dos princípios que considero mais chocantes eu elegeria o princípio nº 5, "Atacar a solidariedade". A seção sobre esse princípio tem apenas 5min e vai dos 32min aos 37min (porém, se for do seu interesse ver apenas uma parte do documentário, eu incluiria a parte final, de 1h04min em diante). Vejo esse princípio como o mais bizarro e mais angustiante, porque se trata de um esforço ideológico para manipulação da opinião pública que é extremamente perverso. Seu objetivo é retirar da cabeça das pessoas um sentimento humano básico, a empatia e a capacidade de manifestação da solidariedade. E, o que é pior, a estratégia tem sido bem sucedida. :'(



Eu gostaria de destacar que as posições de Chomsky neste vídeo são apenas uma consequência de se levar a democracia a sério. Não tenho qualquer pretensão de desmerecê-lo ao fazer essa afirmação. Na verdade, penso que esse é um dos seus trunfos. Isso porque, aplicando uma regra lógica simples (modus tollens), obtemos a conclusão de que discordar destas posições de Chomsky implica não levar a democracia a sério.

É incrível como podemos ser profundamente críticos das relações de poder atuais defendendo nada mais que a democracia, um termo que aparentemente deveria ser inofensivo. Isso indica, no entanto, que o uso que Chomsky faz do termo não é o uso mais comum nos dias de hoje. Mas nem por isso é menos razoável ou menos coerente, muito pelo contrário. É interessante notar como de fato é o uso atual (e mais recente) do termo que sofreu mudanças deliberadas nas mãos dos poderosos. Isso aparece no vídeo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário