terça-feira, 28 de novembro de 2017

Richard Levins sobre Ciência e Política (Vídeo)

Acabo de assistir a uma baita palestra em espanhol do matemático, cientista e ativista político Richard Levins (1930 - 2016). A palestra foi realizada na Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM) há aproximadamente dois anos antes de sua morte (novembro de 2013; Levins faleceu em janeiro de 2016). Ao que parece, @s ouvintes são majoritariamente biólog@s em formação.

Richard Levins em 2015.
A palestra tem por título "Uma perna dentro, uma perna fora", em alusão ao modo como Levins entende que deveríamos nos posicionar na universidade. Para ele, como uma instituição social, a universidade carrega as contradições da sociedade capitalista. Nesse sentido, seria preciso compreendê-la de um ponto de vista crítico, dando-nos conta de que parte do conhecimento gerado nas universidades é estimulado, financiado e concretamente utilizado para fins que visam maximização do lucro e que, frequentemente, são prejudiciais à humanidade (como os casos, que ele cita, de indústrias de cigarro, farmacêuticas, de sementes e agrotóxicos, como a Monsanto, etc.). Devido a isso, ainda, certas perguntas não são colocadas e certas áreas de pesquisa ficam à margem, mesmo tendo alto potencial. É o caso, que ele discute com detalhe, da agroecologia. Como ex-agricultor em Porto Rico, tendo participado de movimentos camponeses e pela independência do país, tornando-se, posteriormente, ecólogo e biólogo evolutivo, Levins tem muito a nos dizer a esse respeito.

Ele nos alerta para o fato de que a ciência é resultado de um processo histórico; que é importante perguntar-nos por que colocamos as questões que colocamos e de onde partem as agendas de investigação. Mais do que isso, ele nos instiga a pensar para além do que as disciplinas especializadas nos colocam; a dar passos atrás e ver as questões de um ponto mais externo; a vincular problemas ambientais com problemas humanos e sociais (e vice-versa); a sempre se perguntar, enquanto montamos um problema de pesquisa, "onde o mundo entra?"; a ter, nas suas palavras, uma "visão do todo", "dialética".

Tudo isso (e muito mais) está no vídeo.
  • A palestra de Richard Levins tem aproximadamente 50min.
  • Ela começa aos 6min da parte 1 e vai até os 25min da parte 3.
  • A segunda metade da parte 3 e toda a parte 4 é de perguntas e respostas.
  • É possível utilizar a legenda automática em espanhol.
Essa palestra rendeu um livro de mesmo nome: "Una pierna adentro, una pierna afuera" (Levins, 2015), que pode ser baixado gratuitamente. Aproveito para divulgar, também, uma pequena autobiografia de Levins, caso alguém se interesse. E abaixo seguem os vídeos:






* Houve um pequeno problema de edição, de modo que a segunda metade da parte 3, que corresponde ao início das perguntas e respostas, se repete na parte 4, constituindo o início desta. Assim, a parte 4 contém toda a seção de perguntas e respostas, mas se sobrepõe à segunda metade da parte 3. Em todo caso, isso não afetou a palestra propriamente dita.

3 comentários:

  1. Targeted Mobile Traffic comes from iOS and Android devices. You can even target a category!-

    Buying Targeted Traffic Zero in on your designated prospect audience with USA States Targeted Traffic! Did you know that you can purchase website traffic that targets a particular state or states? US State Traffic today and increase your audience specifically within your target geography!

    Buy Organic Traffic and find out what so many already know ... This traffic is highly targeted by keywords and geography. And, did we mention it also improves your Alexa Ranking as a byproduct? for more information please visit us at: https://www.TargetedWebTraffic.com

    ResponderExcluir

  2. hello I Simply wanted to inform you that you have people like me who appreciate
    your work. checkout Dubai Half-Day City Tour Packagesthanks for sharing blogs informative blog

    ResponderExcluir