Há 11 anos - no dia 11 de abril de 2002 - a Venezuela sofreu um golpe de Estado, numa tentativa de derrubar o presidente Hugo Chávez. O documentário A Revolução não será televisionada apresenta com clareza esse momento aterrorizante da história, que mais lembra o golpe das antigas ditaduras da América Latina!
"Imperdível, o documentário mostra como foi a tentativa de golpe na Venezuela em 2002, através da mídia televisiva e de segmentos conservadores. Durante as filmagens do 11 de abril, data importante na Venezuela, 2 jornalistas da RTE (televisão estatal irlandesa) se deparam com o que seria o primeiro golpe de estado do século XXI. Então o foco das filmagens muda completamente, e eles passam a mostrar os eventos de uma tentativa de derrubada de um governo, democraticamente eleito, por contrariar interesses da elite dominante, dos EUA e das corporações do petróleo. Mostra também a reação da população frente a esse golpe que, inconformada, luta para ter seu presidente de volta. É uma perspectiva que a mídia brasileira insiste em esconder."
Também pode ser visto por aqui: http://vimeo.com/6626091
* Amanhã (14.04.2013) ocorrerá a eleição presidencial na Venezuela, dada a morte do ex-presidente Hugo Chávez no dia 05 de março de 2013. A continuação do processo revolucionário bolivariano, embasado no que Chávez chamava um projeto de socialismo do século XXI, poderá se dar com a eleição de Nicolás Maduro, vice-presidente até então. Vamos ver no que vai dar!
Nicolás Maduro é eleito presidente na Venezuela com 50,66% dos votos!
ResponderExcluir