segunda-feira, 8 de abril de 2013

Derrubaram o Pinheirinho


A resistência de Pinheirinho

Em 30 de janeiro de 2012 eu fiz uma postagem sobre o caso de pinheirinho e a ação truculenta da polícia militar na reintegração de posse da área, ocorrida em 22 de janeiro de 2012. A postagem possui 2 vídeos curtos bem interessantes, além de um texto intitulado "Uma Canudos em São José dos Campos": para acessá-la aperte aqui.

Mas o intuito da atual postagem é divulgar um vídeo que descobri há pouco no docverdade, intitulado "Derrubaram o Pinheirinho". Trata da ação policial para a retirada dos moradores de Pinheirinho e a destruição de suas casas juntamente com o processo que está por trás disso tudo, isto é, do comportamento e decisões das autoridades de São José dos Campos e do estado de São Paulo.

O documentário é chocante e traz uma verdadeira angústia só em pensar que o ocorrido faz pouquíssimo tempo. Um ano e dois meses aproximadamente.
A repressão e a truculência institucionalizada pelo Estado é algo frequente, não de tempos remotos. A remoção dos moradores de Pinheirinho é um exemplo claro disso.

Outra questão que deve ficar clara é que a moral não é englobada pelo legal, por mais que alguns advogados e juízes queiram que seja (no mínimo para facilitar o seu trabalho). Isto é, uma ação baseada num código legal não garante uma ação moral. E não esqueçamos a função social da propriedade, garantida pela constituição!

Segue abaixo o documentário:


Seguem algumas charges do genial Carlos Latuff:






Nenhum comentário:

Postar um comentário