quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Conceitos bungeanos – I

Um paysano companheiro de mate.

Bueno, mateadores e mateadoras, podem continuar com a cuia na mão, mas me oiçam por obséquio. Trago hoje os “versos” de um companheiro de mate, velho amigo das tertúlias bagualas, um índio do queixo roxo, criado guaxo na pampa 'gaucha'. Ele não dobra a espinha pra qualquer um, a menos que tenha um bom argumento baseado na lógica e na evidência empírica ou a favor de um mundo mais justo.


Eu falo é do paysano Mario Augusto Bunge (acesse esta página pra saber mais sobre o vivente: mariobunge.com.ar), um argentino nascido em Buenos Aires em 21 de agosto de 1919 (já tem 93 aniversários). A meu ver, um dos mais contundentes críticos das pseudociências e das filosofias subjetivistas e idealistas em geral; além de possuir uma grande criatividade e singularidade em seu próprio estudo, trazendo avanços significativos para as mais variadas áreas. Em 1952 obteve o grau de PhD em ciências fisicomatemáticas. Em 1963, repugnado com a atmosfera política da Argentina (o golpe militar seria dado em 1966), decide se bandiar pra outros lados. Passou por universidades nos EUA, México, Alemanha e Canadá, onde mora até hoje com sua prenda. Deu aulas de física teórica e hoje é professor de lógica e metafísica na McGill University de Montreal. Esse xiru não é de pouca qualidade intelectual, já recebeu 16 títulos de doutor honoris causa e 4 professorados honorários ao longo da carreira (um pouco mais de informação aqui: wikipedia.mariobunge).

Pra ter mais uma idéia, ele já ganhou a bolsa de estudos Alexander von Humboldt e, em 1982, o Prêmio Príncipe das Astúrias em Humanidades e Comunicação. Possui mais de 400 artigos publicados sobre física, matemática, psicologia, sociologia, ética, tecnologia, filosofia da ciência, etc. Além disso, possui mais de 40 livros. Pra citar alguns que foram traduzidos para o português: Ciência e Desenvolvimento (1980), Física e Filosofia (2000), Teoria e Realidade (1974), Caçando a Realidade – a luta pelo realismo (2010) [já falamos dele aqui] e Dicionário de Filosofia (2006).

O nome deste último livro que eu citei é esse mesmo, simplesmente Dicionário de Filosofia. Mas definitivamente, não é como costuma ser. Quem comprou sem conhecer o autor deve ter se espantado, tomado um susto! Digo isso porque o livro é claramente posicionado e crítico, além de que possui uma estrutura distinta. Para determinados conceitos ele não usa muita charla, como neste caso, “Destino: Não há tal coisa”. Parece que existe uma necessidade de tomar partido, mesmo que não queira gastar seu lápis com uma boa argumentação para conceitos que talvez ele considere "ultrapassados". Mesmo assim, para outros ele apresenta argumentos convincentes e utiliza até mesmo 4 páginas para alguns, como no caso de Lingüística, por exemplo.

As postagens continuadas (pretendo!) de Conceitos bungeanos apresentará alguns verbetes que fazem parte do Dicionário de Filosofia (Editora Perspectiva, Coleção Big Bang, 2006), de Mario Bunge. Muitos deles são controversos, outros amplamente utilizados e outros ainda demasiado relevantes, por isso espero que surjam comentários, dúvidas, discordâncias, elucidações, etc. Uma advertência a se fazer é que muitos dos conceitos não são inventados pelo Bunge, mas utilizados amplamente na filosofia ou nas ciências. No entanto, escolhi este nome para o título com o intuito de tê-lo sintético, dando a entender que é a visão do Bunge sobre esses conceitos e, como vocês verão ao longo das postagens, a sua maneira de apresentá-los é singular. Tanto no que se refere ao estilo, como à própria formalização. Os termos que estiverem em negrito no interior do texto possuem definição no livro. A transcrição será basicamente em ordem alfabética (selecionarei apenas alguns verbetes), mas é possível que eu traga algum outro conceito que seja interessante para o contexto em questão. Na verdade, meu objetivo principal não é divulgar as “definições” aqui no blogue, este seria apenas o passo inicial: eu gostaria que servisse como embrião para um bom debate!



Dado o texto introdutório, seguem três verbetes.

ACADÊMICO
Um produto intelectual de interesse muito limitado, e que tem maior probabilidade de promover seu autor na carreira do que o conhecimento humano. Quando um número significativo de scholars (professores e/ou pesquisadores universitários) se engaja num trabalho deste tipo, tem-se uma indústria acadêmica.

INDÚSTRIA ACADÊMICA
Esforço intelectual sustentado para produzir publicações irrelevantes. Discurso sobre pseudoproblemas ou miniproblemas, originados amiúde de mal-entendidos elementares, que servem apenas ao propósito de obter promoção acadêmica. Exemplos: Bayesianismo, lógica doxástica, semânticas multimundos, teoria da medição geral, lógica quântica.

AGATONISMO
A filosofia moral segundo a qual devemos buscar o bem para nós mesmos e para os outros. Postulado máximo: "Desfrute a vida e ajude a viver uma vida desfrutável". Esse princípio combina egoísmo e altruísmo. O agatonismo coloca ainda que direitos e meios vêm aos pares; que as ações devem ser moralmente justificadas; e que princípios morais deveriam ser avaliados por suas conseqüências. (http://es.wikipedia.org/wiki/Agatonismo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário