quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Evento: Do Plano Condor à Comissão da Verdade


Nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, às 14h no Auditório da Faculdade de Educação da UFRGS ocorrerá o painel intitulado "Para não esquecermos!  Do Plano Condor à Comissão da Verdade", com Jorge Zabalsa, Veronika Engler e Carlos Frederico Guazzelli. Está mais que na hora de começarmos a tirar os véus de amnésia que cobrem os anos de chumbo e lutar por justiça onde quer que devida. E a Universidade Pública, que não poderia ficar de fora dessa discussão, rompe os muros entre a academia e a sociedade que nos sustenta promovendo esse importante painel.

Universidade para além dos muros é uma atividade promovida pelo Comando de Mobilização dos Professores da UFRGS e tem o apoio da Seção Sindical do ANDES-SN e da ASSUFRGS.

Nossos convidados:

- Jorge Zabalza, advogado, integrou o Movimiento de Liberación Nacional (Tupamaros) tendo sido preso várias vezes, a última delas durante 11 anos, até 1985, quando foi anistiado. Editou os periódicos “Mate Amargo” e “Tupamaros” e foi dirigente do Movimiento de Participación Popular (MPP) que então integrava a Frente Ampla, tendo sido eleito Edil (Vereador) da Junta Departamental de Montevideo, da qual também foi presidente em 1997. Seus escritos atuais denunciam os crimes do terrorismo de estado e a política de impunidade do atual governo uruguaio, além das consequências sociais de atual modelo econômico.

- Veronika Engler, pedagoga e escritora, é filha de Henry Engler, ex-refém da ditadura militar uruguaia, tendo vivide muito de perto a vulneração dos direitos humanos em seu país, onde seu pai foi liberado com os últimos presos políticos apenas em 1985. Em 1986 mudou-se para a Suécia, país que recebeu a maior comunidade de uruguaios no exílio, e onde residiu, estudou e trabalhou até 2008. Além de atuar como pedagoga junto a crianças com autismo, paralisia cerebral e outras síndromes, teve participação importante em diversas organizações de latinomericanos no exílio e hoje dedica-se à militância pelos Direiros Humanos além de escrever - poesia e prosa - em diferentes blogues.

- Carlos Frederico Guazzelli, advogado e militante dos Direitos Humanos, ex-professor universitário, é Defensor Público Estadual e foi nomeado, em 6 de agosto deste ano, um dos cinco integrantes da Comissão da Verdade do RS.

Blogues e páginas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário