segunda-feira, 3 de outubro de 2011

APOIO ÀS FAMÍLIAS DO MST ACAMPADAS NA RS 040 NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO


Vídeo sobre a ocupação:


Desde o dia 26 de setembro, mais de 1000 agricultores e agricultoras do MST realizaram três ocupações nos municípios de Viamão, Vacaria e Sananduva no Rio Grande do Sul, para pressionar os governos federal e estadual para cumprir o acordo firmado em abril deste ano de assentar todas as cerca de 1000 (mil) famílias acampadas hoje no estado.

O governo do Rio Grande do Sul, depois de um acordo com o governo federal, se comprometeu a assentar as famílias que se encontram acampadas embaixo da lona preta em todo o estado. Desde a assinatura do “Termo de Compromisso” com os camponeses, nenhuma família foi assentada.

A reintegração de posse foi decretada hoje, e desde então fortes pressões sob as famílias, inclusive com tiros desferidos para o alto alem de impedir a entrada de alimentos e água na ocupação. A ação de desocupação das margens da RS 040 deve se iniciar efetivamente a partir de amanhã. Nenhuma medida está sendo tomada pelos poderes públicos para alojar as famílias.

Nós cerca de 300 representantes de diversas organizações e movimentos da sociedade civil brasileira, reunidos no Encontro de Diálogos e Convergências entre os dias 26 e 29 de setembro em Salvador-BA, declaramos total apoio as cerca de 300 famílias que lutam e resistem pela manutenção da estrutural pauta política da reforma agrária. Lembrando o compromisso assumido por este governo junto a base popular do campo e da cidade que o elegeu, exigimos o total e completo cumprimento do Termo de compromisso assinado entre o governo do estado e as famílias do MST acampadas no Rio Grande do Sul.

Por um Brasil Sem latifundío, Por justiça social e soberania popular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário