sábado, 2 de outubro de 2010

Pra refletir...

"A idéia de que os membros da nossa própria espécie merecem uma consideração moral especial em comparação com os membros das demais espécies é antiga e profundamente arraigada. Matar pessoas fora de uma guerra é algo que se considera o pior dos crimes vulgarmente cometidos. A única coisa proibida com mais força pela nossa cultura é comer pessoas (mesmo que estejam mortas). E, no entanto, gostamos de comer membros das outras espécies.


Muitos de nós recuamos constrangidos diante da execução de um ser humano, não obstante se trate do mais terrível criminoso, ao passo que defendemos despreocupados a exterminação sem julgamento de pragas relativamente pouco nocivas. A bem da verdade, matamos membros de outras espécies inofensivas como forma de recreação e divertimento. Um feto da nossa espécie, desprovido de mais sentimentos humanos do que uma ameba, goza de um respeito e de uma proteção legais que excedem em ampla medida aqueles concedidos a um chimpanzé adulto. E, contudo, o chimpanzé sente e pensa e - de acordo com os achados experimetais recentes - é até mesmo capaz de aprender alguma forma de linguagem humana. O feto pertence a nossa espécie e, por essa razão, conta instantaneamente com privilégios e direitos especiais.


Será que a ética do 'especiecismo', para usar o termo de Richard Ryder, se sustenta em bases lógicas mais sólidas do que a ética do racismo? Eu não sei. O que sei é que ela não encontra fundamentação na biologia evolutiva."

Trecho tirado de O Gene Egoísta, de Richard Dawkins - páginas 50 e 51.








Um comentário:

  1. Interesasnte essa passagem. Eu comentei sobre um assunto relacionado no último texto do Gilberto.

    Me lembro que quando li essa parte do Gene Egoísta eu estava tentando mudar pra uma dieta mais vegetariana, mas não consegui, heehhe. Não acho que temos motivos pra não consumir carne, o problema é que comemos demais.

    Não sei até que ponto "afastar" as emoções do fazer científico está contribuindo para nosso entendimento da vida. Pode ser até perigoso.

    Até gauderiada.

    ResponderExcluir