segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A invasão de Pinheirinho

É uma pena, mas provavelmente os conservadores entenderiam esse meu título como a invasão por parte dos moradores de Pinheirinho; mas, obviamente, o que quero dizer com "A invasão de Pinheirinho" é o único processo que poderiamos chamar verdadeiramente de invasão, que foi o da Polícia Militar. E porque a ultra-direita, o PSDB e o Tribunal de (in)Justiça de São Paulo entenderia esse título ao contrário? Por que o direito à propriedade, que poderia ser duramente criticado, é entendido como um direito superior.  Para esses, direitos humanos e direito à moradia pouco importa. Isso faz a justiça atuar como justiça de classe!

Criminalizar uma comunidade que ocupou o espaço a 8 anos, porque não tinha onde morar, e dar respaldo e apoio ao especulador Naji Nahas é uma extrema inversão de princípios para com a sociedade. Se a reintegração de posse é legal, porque baseia-se unicamente no direito à propriedade, legítima com certeza ela não é.

Vale a pena ler estes textos: O Massacre de Pinheirinho e o Futuro da Luta e Dez mentiras que cercam o Pinheirinho (é só clicar em cima dos títulos).


Segue abaixo 2 vídeos e um texto de Clovis Oliveira, de Porto Alegre, professor de História e militante do CPERS/Sindicato.