segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Rascunhos baguais - Balduíno Rambo

Aos cinco dias de fevereiro de 1676, o papel da carta que o físico inglês Isaac Newton enviaria a seu rival e correspondente, Robert Hooke, era crivado à tinta com os seguintes dizeres: "Se posso ver mais longe, é porque estou sobre os ombros de gigantes". É com essa ideia em mente que pretendo trazer para o Adaga alguns pequenos (me cobrem se ficarem longos muito longos...) textos acerca da vida e da importância de alguns figurões do conhecimento humano. Ornamentemos nosso saber com a sabedoria de pessoas mortas!, como diz um certo autor.

Pra começar, queria mostrar aos senhores um pouco da contribuição de um rapazote muy dedicado a conhecer o mundo natural, o Pe. Balduíno Rambo.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ciência no Planetário - Evolução & Biodiversidade

Buenas. É com orgulho que convido Campolargos e Vacarianos a comparecerem a uma palestra xucra que se sucederá nos domínios do Planetário Prof. José Baptista Pereira. O tema é Evolução e Biodiversidade, e o payador é o moderadíssimo professor Aldo Mellender de Araújo, titular do Departamento de Genética da UFRGS.

Para quem não sabe, o professor Aldo é uma das maiores autoridades na temática evolucionista no Brasil. Cospe verde e risca o facão no chão.

Abraços.







quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Liberdade e Determinismo

Vai aí um trecho do filme “Waking Life” sobre as questões científicas e filosóficas relacionadas ao livre-arbítrio. O assunto já foi contemplado em uma bela payada do xiru Barradas aqui.


sábado, 2 de outubro de 2010

Pra refletir...

"A idéia de que os membros da nossa própria espécie merecem uma consideração moral especial em comparação com os membros das demais espécies é antiga e profundamente arraigada. Matar pessoas fora de uma guerra é algo que se considera o pior dos crimes vulgarmente cometidos. A única coisa proibida com mais força pela nossa cultura é comer pessoas (mesmo que estejam mortas). E, no entanto, gostamos de comer membros das outras espécies.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Divulgação

Altamente recomendado. O professor Aldo é uma das maiores autoridades em evolução biológica no país, além de estudioso de filosofia da ciência.